Contato

+55 (11) 3747-9222

E-Mail

Compartilhe ››

Genealogia

Genealogia > Indicações

Informações úteis

 

Encontrar o navio com o qual o seu ascendente chegou ao Brasil nem sempre é uma tarefa fácil. As listas de passageiros estão espalhadas em diversos arquivos e bibliotecas, o que dificulta a busca.

 

Para iniciar sua pesquisa sugerimos que acesse nosso catálogo online e verifique se o nome de seu ancestral consta em nosso banco de dados. Para obter maiores detalhes, contate-nos através de arquivo@martiusstaden.org.br ou utilize o formulário de atendimento a distância (catálogo online). É gratuito!

 

As informações biográficas disponíveis são basicamente retiradas de artigos publicados em jornais, revistas ou outras publicações. Documentos pessoais, tais como certidões de nascimento, casamento ou óbito e passaportes, praticamente não temos, apenas alguns poucos doados pelos próprios familiares. Também não possuímos listas de desembarque de passageiros.

 

Outra opção é o Arquivo Nacional http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home, local que possui um grande número de listas de passageiros desembarcados em diversos portos brasileiros, prontuários de registro de estrangeiros e processos de naturalização. Como nem todos os documentos custodiados pela instituição estão disponíveis para pesquisa online, preencha o formulário eletrônico.

 

No Arquivo Público do Estado de São Paulo http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ estão as listas dos estrangeiros que desembarcaram no Porto de Santos, os que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978, ou pessoas que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984.

 

Tanto o Arquivo Nacional como o Arquivo do Estado emitem a Certidão de Desembarque, documento que é exigido para a obtenção da cidadania alemã.

 

A Câmara de Comércio e o Arquivo do Estado de Bremen digitalizaram mais de 3.000 listas de passageiros. Através do site http://www.passagierlisten.de/ você pode verificar se o seu ancestral embarcou em Bremen. A relação é do período de 1920 a 1939.

 

O banco de dados do Arquivo do Estado de Hamburgo http://www.ancestry.de/ permite o acesso às listas de passageiros que partiram de Hamburgo entre 1850 e 1934, com falhas entre os anos de 1915 e 1919. Apenas o nome da pessoa é mostrado e para maiores informações é preciso pagar uma taxa.

 

A lista telefônica eletrônica alemã http://www.dastelefonbuch.de/ também pode ser usada como fonte de busca, já que você poderá contatar as pessoas que possuem o seu sobrenome na Alemanha.

 

Para pesquisar em outras instituições em que há informação sobre imigrantes, acesse os links.

 

Links

 

GenealogiaRS I http://www.genealogiars.com/

 

Rodrigo Trespach I http://www.rodrigotrespach.com/

 

Arquivo Nacional do Rio de Janeiro I http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

 

Fundação Biblioteca Nacional I http://www.bn.br/portal/

 

Arquivo do Estado de São Paulo I http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

 

Museu da Imigração do Estado de São Paulo I http://www.memorialdoimigrante.org.br/

 

Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia I http://www.asbrap.org.br/

 

Igreja Mórmon I https://new.familysearch.org/pt/action/unsec/welcome

 

Genealogische Gesellschaft I http://www.genealogy.net/vereine/GGHH/

 

Ahnenforschung I http://ahnenforschung.net/

 

 

Novas publicações

 

Meira Luz, Maria Helena. Franz Meurer: Um jovem imigrante alemão. Genealogia da Família Meira. Blumenau: Nova Letra, 2014.

 

 



Entre em contato