Genealogia > Indicações
Informações úteis
Encontrar o navio com o qual o seu ascendente chegou ao Brasil nem sempre é uma tarefa fácil. As listas de passageiros estão espalhadas em diversos arquivos e bibliotecas, o que dificulta a busca.
Para iniciar sua pesquisa sugerimos que acesse nosso catálogo online e verifique se o nome de seu ancestral consta em nosso banco de dados. Para obter maiores detalhes, contate-nos através de arquivo@martiusstaden.org.br ou utilize o formulário de atendimento a distância (catálogo online). É gratuito!
As informações biográficas disponíveis são basicamente retiradas de artigos publicados em jornais, revistas ou outras publicações. Documentos pessoais, tais como certidões de nascimento, casamento ou óbito e passaportes, praticamente não temos, apenas alguns poucos doados pelos próprios familiares. Também não possuímos listas de desembarque de passageiros.
Outra opção é o Arquivo Nacional http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home, local que possui um grande número de listas de passageiros desembarcados em diversos portos brasileiros, prontuários de registro de estrangeiros e processos de naturalização. Como nem todos os documentos custodiados pela instituição estão disponíveis para pesquisa online, preencha o formulário eletrônico.
No Arquivo Público do Estado de São Paulo http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ estão as listas dos estrangeiros que desembarcaram no Porto de Santos, os que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978, ou pessoas que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984.
Tanto o Arquivo Nacional como o Arquivo do Estado emitem a Certidão de Desembarque, documento que é exigido para a obtenção da cidadania alemã.
A Câmara de Comércio e o Arquivo do Estado de Bremen digitalizaram mais de 3.000 listas de passageiros. Através do site http://www.passagierlisten.de/ você pode verificar se o seu ancestral embarcou em Bremen. A relação é do período de 1920 a 1939.
O banco de dados do Arquivo do Estado de Hamburgo http://www.ancestry.de/ permite o acesso às listas de passageiros que partiram de Hamburgo entre 1850 e 1934, com falhas entre os anos de 1915 e 1919. Apenas o nome da pessoa é mostrado e para maiores informações é preciso pagar uma taxa.
A lista telefônica eletrônica alemã http://www.dastelefonbuch.de/ também pode ser usada como fonte de busca, já que você poderá contatar as pessoas que possuem o seu sobrenome na Alemanha.
Consulte os arquivos dos respectivos Consulados Alemães com os registros de nomes de todas as Matrículas Consulares recebidas até a presente data: Matrículas Consulares
Para pesquisar em outras instituições em que há informação sobre imigrantes, acesse os links.
Links
GenealogiaRS I http://www.genealogiars.com/
Rodrigo Trespach I http://www.rodrigotrespach.com/
Arquivo Nacional do Rio de Janeiro I http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Fundação Biblioteca Nacional I http://www.bn.br/portal/
Arquivo do Estado de São Paulo I http://www.arquivoestado.sp.gov.br/
Museu da Imigração do Estado de São Paulo I http://www.memorialdoimigrante.org.br/
Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia I http://www.asbrap.org.br/
Igreja Mórmon I https://new.familysearch.org/pt/action/unsec/welcome
Genealogische Gesellschaft I http://www.genealogy.net/vereine/GGHH/
Ahnenforschung I http://ahnenforschung.net/
Novas publicações
Meira Luz, Maria Helena. Franz Meurer: Um jovem imigrante alemão. Genealogia da Família Meira. Blumenau: Nova Letra, 2014.