Genealogia > Apresentação
Apresentação
Uma grande parte do público que frequenta os arquivos, atualmente, constitui-se de pessoas que dedicam parte de seu tempo a buscar a história de seus familiares e a sua própria, ou de seu local de afeição.
Famílias Grassmann e Fischer
Por isso não é estranho que a História Genealógica e a História Local sejam as duas vertentes que mais cresceram nos últimos anos, gerando um grande número de biografias e livros sobre lugares e datas importantes.
A genealogia não é um campo de estudo recente, podemos voltar aos livros de linhagens da Idade Média, por exemplo. Ali se construíram grandes árvores genealógicas e histórias de famílias na busca de um lugar social específico.
Hoje, voltamos a buscar os antepassados, procurando origens e relações de parentesco. De alguma forma isso ainda diz respeito a “reconstrução social da memória familiar” (BARROS, 2007), mas com outras perspectivas, porque a sociedade mudou muito. Às vezes, a busca pela história familiar tem fins legais (requisição de cidadania), outras, afetivos (resgate da memória familiar) e até históricos, mostrando as relações estabelecidas entre pessoas em certo período.
Casal Strehler
Fotografias de famílias alemãs no Brasil