Contato

+55 (11) 3747-9222

E-Mail

Compartilhe ››

Imigração Alemã

Imigração Alemã > Acervo

Acervo

 

O Arquivo de Imigração Alemã reúne mais de 200.000 documentos históricos entre mapas, cerca de 100 diários, aproximadamente 1.800 cartas pessoais e outras correspondências, recortes de jornal, notas de falecimento/nascimento/casamento, passaportes, boletins, fotografias etc., além de reunir em torno de 15.000 referências bibliográficas. Todo este material está arquivado em 1.900 pastas, distribuídas em 600 caixas. A maior parte da documentação está informatizada e pode ser consultada através do catálogo online. Oferecemos também atendimento à distância pelo site, e-mail ou por telefone.

 

 

Há alguns anos, o Arquivo iniciou a digitalização do seu acervo. Atualmente, temos disponíveis em formato digital os 7 volumes da série Famílias Brasileiras de Origem Germânica (PDF vide abaixo). Outros estão disponíveis através do catálogo online.

 

O Instituto possui também a Biblioteca de Imigração que dispõe um grande número de jornais de língua alemã (47 ao todo) da América do Sul e do Brasil, como o Deutsche Zeitung, o Brasil-Post, o Germania, o Deutscher Morgen e o Kolonie-Zeitung, entre outros.

 

A Biblioteca Digital da UNESP disponibiliza três jornais do acervo do Instituto Martius-Staden gratuitamente:

http://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/8047

 

 



Entre em contato