Contato

+55 (11) 3747-9222

E-Mail

Compartilhe ››

Publicações

Publicações > O diário de Carl Friedrich Philipp von Martius

O diário de Carl Friedrich Philipp von Martius, de 1811 até 1815

 

 

Com um total de 226 páginas, o manuscrito do diário do famoso botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, redigido em letra gótica (Sütterlin), abrange os anos de 1811 a 1815. Não temos conhecimento como o precioso documento chegou ao acervo do Instituto Martius-Staden.

 

O Professor Erwin Theodor Rosenthal avalia o diário da seguinte forma:

 

Es geht dabei um ein äußerst interessantes Zeitdokumnt, das den Lebensstil des gehobenen Bürgertums zur Zeit der napoleonischen Kriege belegt, gleichzeitig den Fleiß des Schülers und Studenten bezeugt, den Werdegang eines jungen Mannes darstellt und seinen Bildungsgang und erste Liebschaften beleuchtet. (Frey Apollonio, edição alemã de 1992, p. XIII)

 

[Trata-se de um documento contemporâneo extremamente interessante, que descreve o estilo de vida da alta sociedade da época das guerras napoleônicas e ao mesmo tempo mostra a dedicação aos estudos do jovem e seus primeiros namoros. ]

 

O Instituto Martius-Staden gostaria de disponibilizar esse documento de valor histórico a todos os pesquisadores e espera que as comunidades científicas alemã e brasileira ajudem na transcrição do documento para a escrita latina, e, posteriormente, na tradução para o português. A disponibilização do diário possibilitará novas descobertas sobre a vida pessoal do nosso famoso patrono, além de valorizar o cientista Martius e dar um novo incentivo aos pesquisadores.

 

Para mais informações e para receber o diário completo, por favor, entre em contato pelo e-mail: arquivo@martiusstaden.org.br

 

 

Para comemorar os 200 anos da expedição, o Instituto Martius-Staden pretende relembrar a viagem desses dois cientistas alemães por meio de uma exposição itinerante (2017), um documentário (2018) e uma publicação científica bilíngue (2019). Para maiores informações baixe aqui o nosso catálogo Projeto Cultural: 200 anos Viagem pelo Brasil de Spix e Martius.

 

 

 



Entre em contato