Contato

+55 (11) 3747-9222

E-Mail

Compartilhe ››

Publicações

Publicações > Cinco séculos e Relações entre Brasil e Alemanha

O Instituto Martius-Staden publicou dois livros sobre as relações brasileiras e alemãs com os seguintes títulos:

 

1. CINCO SÉCULOS DE RELAÇÕES BRASILEIRAS E ALEMÃS

O livro relata em três capítulos as relações dos dois países a partir do século XVI até 1942, tendo como base a trajetória de viajantes e imigrantes alemães no Brasil.

 

2. RELAÇÕES ENTRE BRASIL E ALEMANHA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA

O livro abrange o período de 1950 até hoje nos aspectos diplomáticos, econômicos, científicos, culturais e esportivos, bem como aborda assuntos cotidianos.

 

O livro Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs apresenta uma visão geral e ao mesmo tempo aprofundada das relações entre a Alemanha e o Brasil desde o século XVI até 1942. Mais de 25 renomados autores das áreas das ciências e da literatura prestam uma contribuição para o diálogo entre os dois países e, com seus artigos, estimulam a comparação entre as culturas.

 

Os dados têm fundamento científico e são apresentados em estilo jornalístico, visando o público em geral. Os 20 artigos deste livro tratam entre outros dos seguintes temas: as aventuras de Hans Staden, os jesuítas alemães no Brasil, o governo de Maurício de Nassau no Recife, a relação entre D. Pedro I e Leopoldina de Habsburgo, os cientistas viajantes, a imigração alemã, as relações econômicas e diplomáticas, a contribuição de críticos como Otto Maria Carpeaux e Anatol Rosenfeld, e de escritores como Alfred Döblin (A trilogia da Amazônia) e Stefan Zweig, autor de “Brasil, um país do futuro”.



O livro Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea dá continuidade ao projeto e trata das relações entre as duas culturas desde o século XVI até 1942. Apresenta um cenário diversificado sobre os dois países, suas relações políticas, econômicas, científicas e culturais. O livro, também em versão bilíngue,  traz a visão de autores brasileiros e alemães, especilistas nos assuntos abordados, como Gerd Wenzel, Jorge de Almeida, José Miguel Wisnik e Roberto Abdenur.

 

As obras são bilíngues, publicadas pela Editora Brasileira e estão ricamente ilustradas.

Podem ser adquiridas pelo valor de R$ 80,00, cada.

Telefone: (11) 3747 9222